Desenho experimental e análise de dados

Desenho experimental e análise de dados

Fabio Cop Ferreira e Bruno Mourato

Metodologia Científica, Estatística, Probabilidade, Matemática

Proporcionar ao aluno a compreensão de como o desenho experimental surge do método científico, partindo da formulação de hipóteses científicas claras e seguindo naturalmente para os testes estatísticos. A disciplina, oferecida no primeiro semestre do curso, capacitará ao aluno a pensar de forma crítica na formulação de hipótese, plano amostral, análise estatística e interpretação dos dados de seu projeto de pesquisa. De forma mais ampla, a disciplina permitirá ao aluno propor delineamentos adequados a diferentes questões com foco acadêmico e aplicado. Aspectos acadêmicos devem versar sobre a compreensão dos mecanismos de manutenção/geração da diversidade biológica, enquanto os aspectos aplicados farão referência à avaliação crítica e elaboração de estudos/relatórios de impactos ambientais e avaliação de medidas de conservação em ecossistemas marinhos e costeiros.

Traduzir hipóteses científicas em modelos estatísticos. Aplicar modelos estatísticos na quantificação de fenômenos em diferentes áreas da Oceanografia Biológica por meio do planejamento de experimentos, coleta, análise e interpretação de dados. Utilizar softwares estatísticos para análises exploratórias, testes de hipóteses e apresentação gráfica.

• Hipótese científica e hipótese estatística;
  • Amostragem;
  • Precisão, acurácia, erros do tipo I e II, poder do teste;
  • Esforço amostral: precisão e custo do experimento;
  • Tipos de delineamentos e testes estatísticos: teste de qui-quadrado, teste t, Análise de Variância, Regressão e correlação;
  • Estatísticas paramétricas e não-paramétricas: pressupostos;
  • Delineamento experimental e partição da variação natural: explorando o modelo de análise de variância;
  • Modelos lineares: regressão múltipla e análise de covariância.

Os alunos serão avaliados ao longo da disciplina através da resolução de exercícios, atividades em sala de aula e apresentação de seminário.

1. Gotelli, N.J.; Ellison, A.M. Princípios de estatística em ecologia. Porto Alegre: Artmed, 2011. 528 p.
  2. Quinn, G.; Keough, M. Experimental Design and Data Analysis for Biologists. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. 537 p.
  3. Ruxton, G. D. & Colegrave, N. Experimental design for the life sciences. 3rd ed. Oxford University Press. 2011. 178p.
  4. Underwood A.J. Experiments in Ecology. Cambridge: Cambridge University Press, 1997. 504p.
  5. Vieira, S. Estatística experimental. 2ª ed. São Paulo: Atlas Editora. 1999. 185p.

1. Krebs, C.J. Ecological methodology. 2nd. ed. Menlo Park: Addison Wesley Longman, 1999. 620 p.
  2. Manly, B. F. J. & Alberto, J. A. N. Introduction to Ecological Sampling. London: CRC Press. 2015. 212p.
  3. Turner, J. R. & Thayer, J. F. Introduction to Analysis of Variance: design, analysis, & interpretation. London: Sage Publications. 2001. 180p.
  4. Vieira, S. Bioestatística: tópicos avançados. 3a ed. Rio de Janeiro: Elsevier. 2010.
  5. Zar, J. H. Biostatistical Analysis. 5th Edition. New Jersey: Prentice Hall. 2010. 944 pp.