Biodiversidade e Conservação Marinha e Costeira

Fernando Fernandes Mendonça

0917964-4/0002

Zoologia, Ecologia, Oceanografia e Biologia da Conservação

Atualizar e nivelar o conhecimento dos alunos sobre as diferentes dimensões da biodiversidade (taxonômica, filogenética, genética e funcional), destacando também aspectos ecológicos, as formas de aproveitamento (serviços ambientais) e estratégias de conservação. A disciplina aportará conteúdos que possam subsidiar a construção de conhecimentos e expandir a visão dos discentes sobre as questões relacionadas a biodiversidade, além de servir como ponto de partida e orientação para aprofundamentos que poderão ser realizados durante as disciplinas eletivas.

Origem da vida nos oceanos, Diversidade biológica, Fundamentos da ecologia dos ecossistemas marinhos e costeiros, principais ameaças a vida marinha, Uso e prospecção dos produtos da biodiversidade, Bases conceituas para o manejo e conservação, Serviços Ecossistêmicos e Resiliência nos Oceanos.

• Biogeografia Marinha
  • Biodiversidade dos oceanos e zonas costeiras
  • Ecologia dos Ecossistemas Marinhos e Costeiros
  • Impactos e ameaças a vida marinha
  • Estratégias de manejo e conservação
  • Prospecção e Aproveitamento da biodiversidade
  • Serviços ecossistêmicos e resiliência
  • Princípios de Gestão Ecossistêmica

Os alunos serão avaliados ao longo da disciplina através da resolução de exercícios, atividades em sala de aula e apresentação de seminário.

1. Baker J.T. & Murphy V. 1980. Compounds from marine organisms. CRC Press. vol II.
  2. Bertness, M. D., Bruno, J. F., Silliman, B. R., Stachowicz, J. J. 2014. Marine Community Ecology and Conservation. Massachusetts, Sinauer Associates, Inc. 566p.
  3. FRANKHAM R, BALLOU JD, BRISCOE DA. 2008. Fundamentos de genética da conservação. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética. 280 p.
  4. Kareiva, P. & Marvier, M. 2015. Conservation Science: Balancing the Needs of People and Nature, Second Edition. Roberts and Company Publishers.
  5. Levinton J. S. 1995. Marine biology. function, biodiversity, ecology. Oxford University Press.
  6. Ormond R.F.G., Gage J.D. & Angel M.V. 1997 Marine biodiversity. Patterns and processes. Cambridge University Press.
  7. Roff J & Zacharias, M (2011) Marine Conservation Ecology. Earthscan Ltd. 439p.

1. Shepherd G. (2004). The Ecosystem Approach: Five Steps to Implementation. IUCN, Gland, Switzerland and Cambridge, UK. vi + 30 pp.
  2. Gunderson L. (2000). Ecological resilience in theory and application. Annu. Rev. Ecol. Syst. 31:425–39.

Periódicos de interesse: Marine Biodiversity, Marine Pollution Bulletin, Ocean & Coastal Management, Biological Conservation, Plos One, Conservation Biology, Biodiversity and Conservation, Marine Biology, Marine Ecology Progress Series entre outros.