Avaliação da Poluição Marinha e Estuarina

Avaliação da Poluição Marinha e Estuarina

Rodrigo Brasil Choueri

Departamento de Ciências do Mar

Química ambiental, Oceanografia Biológica, Ecologia Marinha, Toxicologia, Ecotoxicologia

Instrumentalizar o aluno para a compreensão da poluição marinha e estuarina a partir da discussão de aspectos ético-filosóficos do conceito de qualidade ambiental, passando por questões práticas sobre o comportamento de contaminantes no ambiente aquático, abordagens de avaliação e, por fim, métodos para integração de dados ambientais.

Conceito de qualidade ambiental. Introdução e comportamento de contaminantes em ambientes aquáticos. Descrição das Linhas-de-Evidência clássicas: contaminação; toxicidade; estrutura de comunidade macrobentônica. Apresentação das diferentes formas de integração de dados ambientais. Novas tendências em métodos integrados de avaliação e monitoramento ambiental. Estudo de casos.

• Poluição em ambientes aquáticos:

- Breve histórico

- Conceitos de poluição vs. contaminação

- Tipos de fontes de poluentes

- Comportamento dos contaminantes em sistemas aquáticos;

• Vantagens e limitações das abordagens clássicas de avaliação da poluição em ecossistemas aquáticos:

- Avaliação dos níveis de contaminantes

- Avaliação da toxicidade de matrizes ambientais

- Avaliação de estrutura de comunidade de macrofauna bentônica

• A abordagem integrada:

- Definição e justificativa

- Evolução dos métodos de integração

- Tríade de qualidade de sedimentos

- Diagramas de setores

- Matrizes de decisão

- Análise multivariada

• Estudos de casos:

- Avaliação integrada de sedimentos e material dragado em sistemas portuários do Atlântico Norte (Golfo de Cádiz) e Sul (Santos e Paranaguá);

• Aula prática no laboratório de informática:

- Cálculo da tríade de qualidade de sedimentos;

- Análise multivariada e interpretação dos resultados;

Atividades em sala de aula, apresentação de seminários e trabalho escrito.

1. Barceló, D. and Petrovic, M. (Eds.). Sustainable Management of Sediment Resources: Sediment Quality and Impact Assessment of Pollutants. Volume 1, Pages 1-333 (2007). Elsevier B.V., Amsterdan, The Netherlands. ISBN: 978-0-444-51962-7
  2. Hoffman, D. J.; Rattner, B.A.; Burton Jr., G.A. and Cairns Jr., J. (eds.) (2003) Handbook of ecotoxicology. CRC Press LLC, Boca Raton, Florida, USA. Manahan, S. E. (2000) Environmental chemistry. 7th ed. CRC Press LLC, Boca Raton, Florida, USA. Manahan, S. E. (2003) Toxicological chemistry and biochemistry. 3rd ed. CRC Press LLC, Boca Raton, FL, USA.
  3. NRC (National Research Council) (1989) Contaminated Marine Sediments: Assessment and Remediation. Committee on Contaminated Marine Sediments Marine Board, Commission on Engineering and Technical Systems, National Research Council. National Academic Press, Washington DC, USA. 493 p. Disponível em: http://www.nap.edu/catalog/1412.html
  4. NRC (National Research Council) (2003) Bioavailability of Contaminants in Soils and Sediments: Processes, Tools, and Applications. Committee on BioavailabilityofContaminants in Soils and Sediments, Water Science and Technology Board, Division on Earth and Life Studies, NationalResearchCouncil. NationalAcademic Press, Washington DC, USA. Disponível em: http://www.nap.edu/catalog/10523.html
  5. Zagatto, P. A.; Bertoletti, E. (eds.) (2006) Ecotoxicologia Aquática: Princípios e Aplicações. Rima Editora, São Carlos-SP, Brasil. 464 p.

Artigos científicos de Marine Pollution Bulletin, Ecotoxicology and Environmental Safety, Science of the Total Environment, Chemosphere, Environmental Pollution, Environmental Toxicology and Chemistry, Ecotoxicology, Environmental Science and Pollution Research, entre outros.