Biologia e Conservação de Chondrichthyes Marinhos

0918655-0/0001 SIAPE: 0021571755

Departamento de Ciências do Mar

Zoologia, Ecologia, Biologia da Conservação e Oceanografia

Devido a longa história evolutiva, importância ecológica, econômica e o grau de ameaça de extinção dos Chondrichthyes, a disciplina visa oportunizar a construção de conhecimentos teóricos e práticos acerca da diversidade, biologia e conservação de peixes cartilaginosos marinhos, além de fornecer o ferramental para o delineamento e execução de ações de pesquisa, manejo e conservação.

1) História Evolutiva dos Chondrichtyes; 2) Diversidade com ênfase na fauna da costa brasileira; 3) Aspectos Anatômicos Gerais; 4) Ecologia Trófica; 5) incidentes com tubarões; 6) Biologia Reprodutiva; 7) Dinâmica Populacional: idade, crescimento e mortalidade; 8) Utilização econômica: pesca e usos não-letais; 9) Principais Ameaças; 10) Estratégias de Manejo e Conservação; 11) Monitoramento da Pesca

• Evolução e diversidade de Chondrichthyes
  • Anatomia e Biologia Sensorial
  • Ecologia Alimentar e Incidentes com tubarões e raias
  • Biologia e Ecologia reprodutiva
  • Dinâmica Populacional
  • Aproveitamento econômico
  • Ameaças
  • Estratégias de Manejo e Conservação
  • Métodos de estudos e monitoramento

Os alunos serão avaliados quanto à sua participação nas discussões realizadas em sala, relatório de aula prática e seminário.

1. Ca Carrier, J., Musick, J. A., Heithaus, M. R. 2012. Biology of sharks and their relatives. 2 ed. CRC Press LLC, Boca Raton, FL.633p.
  2. Carrier, J., Musick, J. A., Heithaus, M. R. 2010. Sharks and their relatives II: Biodiversity, Adaptative Physiology, and Conservation 2 ed. CRC Press LLC, Boca Raton, FL.713p.
  3. Gomes, U. L., Signori, C. N., Gadig, O. B. F., Santos, H. R. S. 2010. Guia para identificação de tubarões e raias do Rio de Janeiro. Technical Books. Rio de Janeiro. 234p.
  4. Hamlett, W. C. 1999. Sharks, Skates and Rays. The biology of elasmobranch fishes. The Johns Hopkins University Press. Baltimore. 515p.
  5. Musick, J. A., Bonfil, R. 2004 Elasmobranch Fisheries Management Techniques. APEC, Singapore. 370

Periódicos de interesse: Neotropical Ichthyology, Journal of Fish Biology, Environmental Biology of Fishes, Reviews in Fish Biology and Fisheries, Ocean and Coastal Management, Biological Conservation, Plos One entre outros.