Ecologia de Recifes Carbonáticos

Ecologia de Recifes Carbonáticos

Guilherme H. Pereira Filho

Ecologia

Propiciar aos discentes uma compreensão geral da formação, evolução e aspectos ecológicos dos sistemas recifais de origem carbonática.

Principais minerais, biomineralização e processos de formação de recifes. Principais organismos construtores de Recifes. Ecologia e processos ecológicos responsáveis pelo equilíbrio dos recifes. História geológica dos recifes. Perspectivas para os recifes nas próximas décadas.

1) principais recifes carbonáticos formados por Algas Calcárias (AC) (atóis, recifes coralíneos, bancos de rodolitos);

2) Processo de bioconstrução das estruturas carbonáticas, acresção e erosão; Processo de biomineralização em organismos carbonaticos;

3) Formação e tipos minerais de CaCO3;

4) Aspectos ecológicos e biodiversidade (fauna) associada a recifes carbonáticos formados por AC.

5) Importância ecológica dos recifes carbonáticos da Zona Mesofótica (>30m de profundidade).

6) Aspectos geológicos e evolutivos das formações carbonáticas, incluindo a reconstrução paleo-oceanográfica e paleoclimática a partir das AC;

7) Recifes carbonáticos e bancos de rodolitos no Brasil e sua importância para a formação de depósitos carbonáticos da zona econômica exclusiva brasileira;

8) importância da plataforma continental brasileira no ciclo do CaCO3 no Atlântico;

9) AC no cenário das mudanças climáticas globais; relações entre o aumento do CO2 atmosférico e a acidificação dos oceanos;

10) Efeitos da acidificação no processo de calcificação.

Os alunos serão avaliados ao longo da disciplina através da resolução de exercícios, atividades em sala de aula e apresentação de seminário.

1. BIRKELAND, C. 2015. Coral reefs in the Antropocene. Springer. 283p.
  2. GOLDBERG, W.M. The Biology of Reefs and Reef Organisms. The University of Chicago Press. 2013. 410p.
  3. RIOSMENA-RODRIGHEZ, R., NELSON, W; AGUIRRE, J. 2016. Rhodolith/Maerl Beds: A Global Perspective. Springer. 440p.
  4. Artigos atualizados em periódicos bem reconhecidos

Complementar

CORTÉS, J. 2003. Latin American Coral Reefs. Elsevier. 508p. (disponivel em pdf pela capes.)

OPPEN, M.J.H.; LOUGH, J.M. 2009. Coral Bleaching: Pattern, Processes, Causes and Consequences. Springer. 185p.