Ecologia Numérica

Ecologia Numérica

Fabio Cop Ferreira

Ecologia geral, Ecologia de comunidades, Estatística, Matemática

Proporcionar ao aluno as bases fundamentais em ecologia numérica, tornando-o capaz de delinear estudos e analisar dados envolvendo estruturas multivariadas. Acompanhar o desenvolvimento de uma área dinâmica e influente em temas diversos como ecologia espacial, ecologia de comunidades, filogenia e ecologia funcional.

Introduzir as principais técnicas de análise multivariadas dentro da Ecologia Numérica, abordando os conceitos básicos de álgebra matricial, técnicas de ordenação, agrupamento, ordenação canônica e análise de estruturas multivariadas complexas.

• Introdução à álgebra matricial.
  • Medidas de associação e técnicas de agrupamento.
  • Ordenação.
  • Análises canônicas.
  • Análise de estruturas ecológicas multivariadas no tempo e espaço.

Os alunos serão avaliados ao longo da disciplina através da resolução de exercícios, atividades em sala de aula e apresentação de seminário.

1. Borcard D., Gillet F. & Legendre, P. Numerical Ecology with R. New York: Springer. 2011. 306p.
  2. Gotelli, N.J.; Ellison, A.M. Princípios de estatística em ecologia. Porto Alegre: Artmed, 2011. 528 p.
  3. Krebs, C. J. Ecological Methodology. 2nd Edition. Menlo-Park: Benjamin Cummings. 1999. 620p.
  4. Legendre, P. & Legendre, R. Numerical ecology. 3ª ed. New York: Elsevier. 2012. 989 p.
  5. Manly B. J. Métodos Estatísticos Multivariados: uma introdução. Trad. S. I. C. Carmona. 3ª ed. Porto Alegre, 2008. 229 p.
  6. Quinn, G. P. & Keough, M. J. Experimental Design and Data Analysis for Biologists. Cambridge: Cambridge University Press. 2002. 537p.

Complementar

Artigos científicos dos principais periódicos de interesse: Ecography, Ecological Monographs, Ecology Letters, Ecology, Methods in Ecology and Evolution, Oecologia, Oikos, Trends in Ecology and Evolution.