Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Ecologia Marinha e Costeira

Áreas Disciplinares abrangidas

Genética, Biologia e Ecologia Molecular, Evolução, Conservação, Bioinformática

Objetivos Gerais

Devido a amplitude de aplicações de ferramentas moleculares a Oceanografia, em adição com o “elo” que a mesma pode fornecer entre diferentes areas do conhecimento, a disciplina tem como objetivo geral abordar interdisciplinarmente as principais ferramentas moleculares atualmente utilizadas em questões marinhas, como biodiversidade e evolução de organismos, genética de população e forense, e suas interações com o ambiente (físico e químico).

Ementa

(Máx.500 caracteres)

A disciplina “Ferramentas moleculares aplicadas a Oceanografia”, busca integrar aspectos bióticos e abióticos, instrumentalizando e gerando subsídios para a utilização de ferramentas moleculares em diferentes áreas do saber como: Taxonomia, Evolução, Biogeografia, Genética de População e Forense, a partir da abordagem interdisciplinar de aspectos evolutivos, ecológicos, ambientais e tecnológicos. Contando com carga horária majoratoriamente prática, e buscando ampla aplicação de Situações Problemáticas, esta disciplina apresentará conceitos que serão diretamente aplicados de forma prática. Dentro deste contexto, as teorias, técnicas e as ferramentas moleculares a seguir serão abordadas: Evolução, Biogeografia, Genética de População e Forense e Biomarcadores Toxicológicos. De forma geral, os conceitos e práticas integrados gerarão subsídios para que o egresso do PPGBEMC desenvolva senso crítico não apenas para a escolha da(s) mais apropriada(s) ferramenta(s) molecular(es) a ser(em) utilizada(s) para auxiliar na resposta de perguntas relacionadas com questões marinhas e costeiras, mas também na execução da mesma.

Conteúdo programático

Avaliação

O sistema de avaliação contemplará o processo de ensino e aprendizagem estabelecido na APCN do PPGBEMC, com o objetivo de favorecer o progresso do aluno ao longo da disciplina. Para isto, as avaliações serão aplicadas de modo continuado e por meio das atividades práticas, relatórios, seminários e trabalhos de pesquisa aplicados ao longo do período letivo. O resultado final será obtido pela ponderação das atividades realizadas. A promoção do aluno na disciplina obedecerá aos critérios estabelecidos pelo PPGBEMC.

Básica

1. ALBERTS, B. et al. Biologia Molecular da Célula. 4ª Edição. Artmed Editora, RS, 2004. 1584 p.

2. GRIFFITHS, A.J.F.; Miller, J.H.; Suzuki, D.T.; Lewontin, R.C.; Gelbart, W.M. Introdução à Genética. 9a Edição, Editora Guanabara Koogan, RJ, 2008. 744p.

3. LEWIN, B. Genes IX. 9a Edição, Artmed Editora, 2009.

4. WATSON J.D. et al. DNA RECOMBINANTE: genes e genomas. 1a edição, Artmed Editora, 2008. 474p.

5. WATSON, J.D. et al. Biologia Molecular do Gene. 5a edição. Artmed Editora, 2006. 728 p.

6. GIBAS, C.;Jambeck P. “Desenvolvendo Bioinformática”, Rio de Janeiro, Campus, 2001, 440 p.

7. Frankham R, Ballou JD, Brioscoe DA (2008) Fundamentos de genética da conservação. Sociedade Brasileira de Genética, Ribeirão Preto, Brasil.

8. AMORIN, D.S. (1997). Elementos básicos de sistemática filogenética. Editora Holos, Ribeirão Preto, São Paulo.

9. AVISE, J.C. (1994). Molecular markers, natural history and evolution. Chapman & Hall, Londres.

10. AVISE, J.C. (2000). Phylogeography - the history and formation of species. Harvard University Press, Cambridge.

11. PAGE, R.D.M. & HOLME, E.C. (1998). Molecular Evolution - A Phylogenetic Approach. Blackwell Science, London.

Complementar

Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Ecologia Marinha e Costeira (PPG-BEMC)
Coordenação: coordenacao.ppgbemc@gmail.com
Secretaria: milca.oliveira@unifesp.br