Funcionamento dos Ecossistemas Marinhos

Funcionamento dos Ecossistemas Marinhos

Ronaldo Christofoletti e Leonardo Yokoyama

Ecologia, biodiversidade e estatística.

Capacitar os estudantes para entender e propor testes de hipóteses para os principais processos ecológicos que regulam os padrões ecológicos em diferentes escalas espaço-temporais.

Processos ecológicos e funcionamento de ecossistemas marinhos. Avaliação de processos estruturantes dos ecossistemas e comunidades costeiras em campo e laboratório. Ecologia experimental para avaliação de processos ecológicos, impactos antrópicos e mudanças climáticas

Ecologia descritiva: processos ecológicos e funcionamento dos ecossistemas costeiros. Definições: funcionamento de ecossistemas, processos ascendentes e descendentes. Fatores abióticos e bióticos determinantes de processos ecológicos. Processos ascendentes e descendentes impactantes na diversidade, composição e estrutura dos ecossistemas marinhos: fatores oceanográficos (produtividade primária, exposição às ondas, temperatura do mar), geomorfológicos (topografia da costa) e biológicos (recrutamento, predação, facilitação, competição). Escala de variação, integração e balanço de processos ascendentes e descendentes.

Ecologia Experimental: Definição e importância. Integração de estudos de ecologia descritiva e experimental. Extrapolando dados experimentais para sistemas naturais. Importância de estudos integrados para avaliação de impactos antrópicos e mudanças climáticas sobre o funcionamento dos ecossistemas.

Amostragem e determinação da estrutura e composição dos ecossistemas costeiros. Determinação da distribuição, composição e abundância de organismos bentônicos.

Avaliação de processos descendentes em sistema naturais em curta escala temporal. Delineamento experimental, alocação do experimento em campo e coleta dos dados.

Trabalho escrito, seminário e prova escrita

1. BEGON, M.; TOWNSEND, C.R & HARPER, J.L. Ecologia: de indivíduos a ecossistemas. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. 740 p. (Biblioteca Artmed). ISBN 9788536308845.
  2. KREBS, C.J. Ecological methodology. 2 ed. Menlo Park, CA: Addison Wesley Longman, 1999. xi, 620 ISBN 0-321-02173-8; 978032102.
  3. ODUM, E. & BARRETT, G.W. Fundamentos de ecologia. 5 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011. xvi, 612p ISBN 9788522105410 (broch.).

1. RICKLEFS, R.E. A economia da natureza. 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. xxiv, 546p ISBN 978-85-277-1677-2.
  2. QUINN, G.P. & KEOUGH, M.J. Experimental Design & Data Analysis for Biologists. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. xv, 557p ISBN 978-0-521-00976-8 (broch.).

UNDERWOOD, A. J. Experiments in ecology: their logical design and interpretation using analysis of variance. New York: Cambridge Univerity Press, 1997. 504 p. ISBN 978-0-521-55696-5.