Fundamentos de Cromatografia para análise de contaminantes

Ítalo Braga de Castro

0918394-2/0001

Química Ambiental, Oceanografia

Apresentar fundamentos de cromatografia e sua aplicação para avaliação de níveis de contaminação em condições experimentais e de campo. Discutir cuidados na coleta e preparação de amostras. Apresentar os fundamentos para escolha da técnica de análise e preparo de amostras bem como a importância do controle de qualidade analítica. Introduzir os fundamentos de interpretação de cromatogramas.

Fundamentos de cromatografia para aplicação em investigações científicas. Tipos de cromatografia. Coleta e preparo de amostras. Controle de qualidade analítica. Interpretação de cromatogramas. Desenvolvimento, otimização e validação de metodologias analíticas.

• Apresentação da disciplina, Aspectos históricos da cromatografia, conceitos fundamentais em cromatografia, tipos de cromatografia, terminologia técnica.
  • Principais grupos de contaminantes, fontes e seus efeitos toxicológicos
  • Coleta, extração, fracionamento e purificação de amostras (Aula prática de extração)
  • Cromatografia líquida clássica, cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC e UPLC) principais detectores utilizados em cromatografia líquida de alta performance.
  • Aula prática de cromatografia líquida clássica
  • Cromatografia de fase gasosa, principais detectores utilizados em cromatografia gasosa.
  • Desenvolvimento, validação e otimização de técnicas cromatográficas. Linearidade, seletividade, reprodutibilidade, precisão, acurácia, repetibilidade, limites de detecção e quantificação. Controle de qualidade analítica.
  • Guias de qualidade em química analítica (ANVISA, INMETRO, SANCO), acreditação de laboratórios analíticos.
  • Análise e interpretação de cromatogramas por padronização externa e interna. Interpretação de perfis cromatográficos.

Apresentação do projeto de dissertação para banca composta por membros internos do programa de pós-graduação

1. Kruve, A., Kannapas, A., Herodes, K., Leito, I., 2008. Matrix effects in pesticide multi-residue analysis by liquid chromatography-mass spectrometry. J. Chromatogr. A 1187, 58–66.
  2. Ribani, M., Bottoli, C.B.G., Collins, C.H., Jardim, I.C.S.F., Melo, L·.F.C., 2004. Validação em métodos cromatográficos e eletroforéticos. Quím. Nova 27, 771–780.
  3. SANCO, 20159. Method validation and quality control procedures for pesticide residues analyses in food and feed. European Commission.
  4. Van Eeckhaut, A., Lanckmans, K., Sarre, S., Smolders, I., Michotte, Y., 2009. Validation of bioanalytical LC-MS/MS assays: Evaluation of matrix effects. J. Chromatogr. B 877, 2198–2207.

Complementar

Collins, C., Braga, G. e Bonato, P. 2006. Fundamentos de Cromatografia. Editora UNICAMP.