Tópicos avançados em Microbiologia Marinha

Tópicos avançados em Microbiologia Marinha

Gustavo Bueno Gregoracci

0917876-1/0002

Departamento de Ciências do Mar (DCMar)

Microbiologia ambiental, oceanografia biológica, biologia molecular, ecologia

A microbiologia marinha é uma área da ciência que avança a passos largos. Descobertas importantes e novas ferramentas surgem a cada ano e é necessário manter-se atualizado para desenvolver pesquisas relevantes. Nesse contexto a disciplina visa introduzir assuntos relevantes dos últimos anos, buscando entender as mudanças conceituais e metodológicas que permearam cada um. Conceitos básicos em microbiologia marinha também serão revisitados.

Revisar tópicos relevantes da microbiologia marinha; Entender como a evolução das ferramentas metodológicas tem implicações diretas no conhecimento sobre microbiologia marinha; Entender como a ampla diversidade metabólica microbiana tem implicações para ciclos biogeoquímicos; Compreender a diferença da vida na escala microscópica e quais suas implicações; Entender a diferença entre vida planctônica e associada a superfícies; Compreender a formação de biofilmes e o estabelecimento de simbioses (mutualismos e patogênese); Compreender a predação viral, seus efeitos e suas consequências; Compreender a predação por protistas, seus efeitos e consequências.

Introdução à microbiologia marinha;

Métodos para estudo da diversidade microbiana;

Metabolismo microbiano e ciclos biogeoquímicos;

Vida na escala microbiana;

Biofilmes e simbioses;

Predação e transdução por vírus, loop viral;

Predação por eucariotos e teia trófica microbiana;

Seminários e relatórios;

Artigos científicos clássicos e recentes

1. MADIGAN, M.T.; MARTINKO, J.M.; DUNLAP, P.V.; CLARK, D.P. Microbiologia de Brock. 12ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2010. 1160 p.

1. KIRCHMAN, D.L. Microbial Ecology of the Oceans. 2a. Ed. Wiley, 2008. 620p.
  2. KIRCHMAN, D.L. Processes in microbial ecology. 1st ed. Oxford University Press, 2012. 328p.