Ecologia Química Marinha

Ecologia Química Marinha

Dr. Éverson Miguel Bianco

Ecologia Química, Química Orgânica, Química de Produtos Naturais.

Conhecer o que são os metabólitos secundários e as diferentes interações (inter e intraespecíficas) mediadas por essas substâncias.

Funções ecológicas (básicas e aplicadas) dos metabólitos secundários produzidos por organismos marinhos (esponjas, tunicados, briozoários, moluscos, macroalgas, microalgas, bactérias e fungos).

1. Metabólitos primários e secundários;
  2. Química de produtos naturais marinhos;
  3. Principais classes de produtos naturais marinhos;
  4. Produtos naturais de plantas, algas, microorganismos, invertebrados e vertebrados marinhos;
  5. Funções dos metabolitos secundários marinhos;
  6. Introdução a ecologia química marinha;
  7. Ecologia química marinha no Brasil;
  8. Interações mediadas quimicamente (predador-presa, competição, comunicação química, hospedeiro-epibionte e hospedeiro-patógeno);
  9. Defesas químicas (antiincrustantes, antipredação, anti-herbivoria, alelopáticas e antioxidantes);
  10. Defesas químicas de vegetais;
  11. Defesas químicas de macroalgas;
  12. Defesas químicas de invertebrados aquáticos e terrestres;
  13. Defesas químicas x defesas físicas;
  14. Desenhos experimentais em Ecologia Química Marinha;
  15. Ecologia química aplicada.

Os alunos serão avaliados ao longo da disciplina através da resolução de exercícios, atividades em sala de aula e apresentação de seminários.

Amsler, C.D. (2008) Algal chemical ecology. Springer-Verlag, Berlin, BE. 313 pp.

Bhakuni, D. S. & Rawat, D. S. (2005) Bioactive marine natural products. Anamaya Publishers, New Delhi, India.

Fusetani, N. (2000) Drugs from the Sea; S. Karger AG: Basel, Switzerland, p. 158.

Lang, A.L.A. (2003) Ecología química. Plaza y Valdes, Col. San Rafael, México.

McClintock, J.B. & Baker, B.J. (2001) Marine Chemical Ecology, 1 ed. CRC Press, Boca Raton, Florida, USA.

Paul, V.J. (1992) Ecological roles of marine natural products, 1 ed. Comstock Publishing Associates - Cornell University Press, New York, USA. 153-180.

Pereira, R.C.; Soares-Gomes, A. (2002) Biologia Marinha. Rio de Janeiro: Interciência.

Scheuer, P. (1973) Chemistry of marine natural products. Academic Press, New York, USA.

Scheuer, P. (1978) Marine natural products. Academic Press, New York, USA.

Anchieta, T.A. (2004) Ecologia química marinha no Brasil: origem, desenvolvimento e perspectivas. Monografia. Faculdades Integradas Maria Thereza. Niterói, RJ, Brasil. 34 p.

Eisner, T. (2003) Chemical ecology: Can it survive without natural products chemistry? PNAS; 100 (2),14517–14518.

Engel, S. & Pawlik, J.R. (2000) Allelopathic activities of sponge extracts. Marine Ecology Progress Series, 207, 273-281.

Harborne, J.B. (1999) Recent advances in chemical ecology. Nat. Prod. Rep., 16, 509-523.

Hay, M.E. (1996) Marine chemical ecology: What is known and what is next? J. Exp. Mar. Biol. Ecol., 200, 103-134.

Hay, M.E. & Fenical, W. (1996). Chemical ecology and marine biodiversity: Insights and products from the sea. Oceanography, 9, 10-20.

Paul, V.J.; Puglisi, M.P. & Ritson-Williams, R. (2006) Marine chemical ecology. Nat. Prod. Rep., 23,153-180.

Pereira, R.C. (1993) O arsenal químico das algas. Ciência Hoje, 96: 37-43.

Pereira, R.C. (2004) A química defensiva como potencial invasor de espécies marinhas, 175-191 pp. In: R.C.C.L. Souza & J.S.V. Silva (eds.). Água de Lastro e Bioinvasão. Interciência, Rio de Janeiro, RJ, 224 p.

Pereira, R.C. (2009). Ecologia Química Marinha. p. 473-503. In: Pereira, R.C. & Soares-Gomes, A. (org.). Biologia Marinha. 2 ed. Rio de Janeiro: Interciência.

Pereira, R.C., de Oliveira, A.S., Sudatti, D.B. (2011) Ecologia química marinha: Origem, evolução e perspectivas no Brasil. Oecol. Aust., 15, 2: 412-435.

Railkin, A.I. (2004) Marine biofouling: colonization processes and defenses. 1 ed. CRC Press, Boca Raton, USA.

Ribeiro, S.M.; Clavico , E.E.G.; Teixeira, V.L. & Pereira, R.C. (2008) O diálogo químico das esponjas: Como esses organismos interagem no ambiente marinho. Ciência Hoje, 43, 34-39.

Solé-Cava, A.M. & Kelecom A. (1988). Diálogo químico nos mares. Ciência Hoje, 8, 18-29.