INFORMAÇÕES BÁSICAS |
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Nome completo da Disciplina |
Preparação a Docência em Ciências do Mar |
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Nível |
Pós-graduação |
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Docente responsável |
Dr. Guilherme H. Pereira-Filho, Dr. Leonardo Querobim Yokoyama |
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Número do crachá |
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Departamento do docente responsável |
Ciências do Mar |
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Frequência mínima obrigatória |
75% |
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Carga Horária TOTAL 45 horas (3 créditos) |
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FICHA DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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Áreas Disciplinares abrangidas |
Oceanografia, Ciências Biológicas, Ecologia Marinha |
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Objetivos Gerais |
Envolver o corpo discente na discussão do processo ensino-aprendizado no nível superior, incluindo o histórico, teorias da aprendizagem, estratégias didáticas e avaliação. Promover a análise crítica sobre diferentes estratégias didáticas no ensino superior. Contextualizar o discente nas pesquisas relevantes na área de ensino-aprendizagem no nível superior. |
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Ementa |
Instrumentação para a prática didática no ensino superior, por meio da discussão e da reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem, colaborando na formação inicial dos futuros docentes. |
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Conteúdo programático |
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Avaliação |
Os alunos serão avaliados ao longo da disciplina através da resolução de exercícios, atividades em sala de aula e apresentação de seminários. |
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Bibliografia |
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Básica |
PIMENTA S.G., ANASTASIOU L.G.C. 2002. “Docência no ensino superior.” Ed. Cortez, São Paulo. SILVA J.R.J, OLIVEIRA J.F., MANCEBO D. (orgs.) 2006. “Reforma universitária: dimensões e perspectivas.” Editora Alínea, Campinas. SIQUEIRA A.C., NEVES L.M.W. (orgs). 2006. “Educação superior: uma reforma em processo.” Xamã, São Paulo. VASCONCELOS M.L.M.C. 2000. “A Formação do Professor do Ensino Superior.” Editora Pioneira, São Paulo. VEIGA P.A., VIANA C.M.Q.Q. 2010. “Docentes para a educação superior: processos formativos.” Papirus Editora, Campinas. |
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Complementar |
ANASTASIOU L.G.C., ALVES L.P. (orgs.) 2009. “Processos de Ensinagem na Universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula.” Ed. Univille, Joinville. BIZERRA A.F., URSI, S. 2014. “Introdução aos estudos da educação I.” 1. Ed. São Paulo: USP/Univesp/Edusp, São Paulo BRANSFORD J.D., BROWN A.L., COCKING R.R. 2007. “Como as pessoas aprendem. Cérebro, mente, experiências e escola.” Editora Senac, São Paulo. DEPRESBITERIS L., TAVARES M.R. 2009. “Diversificar é preciso. Instrumentos e técnicas de avaliação da aprendizagem.” Editora Senac, São Paulo. HOFFMANN, J. 2009. “Avaliação Mediadora. Uma prática em construção da pré-escola à universidade.” 31 Ed. Editora Mediação, Porto Alegre. LANKSHEAR C., KNOBEL M. 2008. “Pesquisa pedagógica. Do projeto à implementação.” Artmed, Porto Alegre. LEFRANÇOIS, G.R. 2008. “Teorias da aprendizagem.” Gengage Learning, São Paulo. PERRENOUD P. 1999. “Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens, entre duas lógicas.” Artmed, Porto Alegre. PERRENOUD P. 2000. “10 novas competências para ensinar.” Artmed, Porto Alegre. |
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