Recursos Pesqueiros e Sustentabilidade

Rodrigo Silvestre Martins e Bruno Mourato

0918415-1/0002

Biodiversidade Marinha e Costeira

Instrumentalizar os estudantes com conceitos e métodos básicos e avançados sobre a atividade pesqueira, seus impactos sobre a biodiversidade marinha e a sustentabilidade dessa atividade.

Noções sobre a atividade pesqueira, oceanografia pesqueira   básica e aplicada, noções sobre dinâmica populacional, aspectos   biológicos básicos das espécies explotadas e avaliação de estoques. Compreensão dos impactos da pesca sobre a biota   marinha. Gestão pesqueira e sustentabilidade.

- Caracterização da pesca e dos recursos pesqueiros

- Oceanografia pesqueira: influência das variáveis ambientais na atividade pesqueira e seu rendimento, bem como seus impactos diretos e indiretos sobre os recursos vivos explotados e seu ecossistema

- Dinâmica populacional e aspectos biológicos básicos (alimentação, ciclo reprodutivo, idade e crescimento)

- Avaliação de estoques

- Impactos da atividade pesqueira sobre os recursos vivos e os ecossistemas

- Gestão pesqueira e sustentabilidade

Seminários temáticos e estudos de caso sobre temas contemporâneos sobre a pesca.

1. Bakun, A. 1996. Patterns in the Ocean: Ocean Processes and Marine Population Dynamics. California Sea Grant College System, Centro de Investigaciones Biológicas del Noroeste, La Paz, México, 323p.
  2. Hilborn, R., Walters, C.J. 1992. Quantitative Fisheries Stock Assessment: Choice, Dynamics and Uncertainty. Springer, 570 p.
  3. Jennings, S., Kaiser, M.J., Reynolds, J.D. 2001. Marine Fisheries Ecology. Blackwell Science, 434p.
  4. King, M. 2009. Fisheries Biology, Assessment and Management. Blackwell Publishing, 399p.
  1. Complementar
  1. Dias-Neto, J., Dias, J.F.O. 2015. O uso da biodiversidade aquática no Brasil: uma avaliação com foco na pesca. IBAMA, Brasília.
  2. 2. FAO. The State of World Fisheries and Aquaculture. Food and Agriculture Organization of the United Nations, 2014, 223 p.
  3. Freire, K.M.F., Aragão, J.A.N., Araújo, A.R.R., Ávila-da-Silva, A.O., Bispo, M.C.S., Velasco, G., Carneiro, M.H., Gonçalves, F.D.S., Keunecke, K.A., Mendonça, J.T., Moro, P.S., Motta, F.S., Olavo, G., Pezzuto, P.R., Santana, R.F., Santos, R.A., Trindade-Santos, I., Vasconcelos, J.A., Vianna, M., Divovich, E., 2015. Reconstruction of catch statistics for Brazilian marine waters (1950-2010), in: Freire, K.M.F., Pauly, D. (Eds.), Fisheries catch reconstructions for Brazil’s mainland and oceanic islands. Fisheries Centre Research Reports vol. 23(4). Fisheries Centre, University of British Columbia, pp. 3–30.
  4. Roberts, C. 2008. The unnatural history of the sea. Island Press, 456 p.