Comunicação Científica

Comunicação Científica

Leonardo Yokoyama e Ronaldo Christofoletti

Metodologia Científica, Comunicação e Redação Científica.

Discutir métodos, habilidades, ferramentas e técnicas importantes para uma comunicação científica eficiente, oral e escrita, com diferentes públicos-alvo. Ao final deste módulo os participantes deverão estar aptos a:

• Identificar e entender sua audiência e as necessidades específicas para realizar a comunicação da informação;
  • Desenvolver ferramentas e técnicas que permitam segurança no reconhecimento da audiência e na escolha dos meios adequados para uma comunicação eficiente;
  • Sentir-se confiantes para comunicar de forma eficiente e concisa com uma audiência específica, compreendendo o possível impacto causado nas atitudes, entendimento e comportamento dos ouvintes e/ou leitores;
  • Desenvolver estratégias de comunicação (oral e escrita) eficientes para estabelecer e manter colaborações com sucesso;
  • Planejar, estruturar e apresentar oralmente de forma eficiente, com bom uso de recursos visuais e vocais, aumentando o impacto na audiência.

Os alunos deverão ser capazes de identificar as características e etapas de uma comunicação eficiente que maximize o impacto de suas ações com diferentes audiências. Ao final do módulo deverão ter desenvolvido habilidades e identificado ferramentas que lhes permitam comunicar de forma clara, concisa e com alto impacto no alcance de seus objetivos.

• Redação Científica: estilo e características;
  • Redação para diferentes públicos-alvo;
  • Identificando a audiência: proposta da comunicação, perfil da audiência, interesses da audiência;
  • Apresentações: estilos, características e objetivo;
  • Estrutura da apresentação: abertura, mensagem, encerramento.
  • Técnicas para identificar e desenvolver estruturas impactantes;
  • Voz e corpo: a importância da comunicação vocal e da linguagem corporal.
  • Habilidades e competências para comunicação eficiente.

Desenvolvimento de uma apresentação oral e revisão crítica de texto redigido.

BARROS, Aidil de Jesus Paes de; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Pearson / Prentice Hall, 2007. 157 p. ISBN 978-85-7605-156-5

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2011. 124 p. ISBN 978-85-249-1685-4.